
MUNDO ELÉTRICO
VANTAGENS

POUPANÇA DE ENERGIA
A utilização de um veículo elétrico permite poupanças bastante significativas ao nível da energia consumida.
Considerando o carregamento realizado em casa durante a noite (período de vazio), o custo por cada 100 km ronda os 2€ (*), ficando bastante abaixo dos veículos com motores de combustão.
Custo médio para percorrer 100 km:
- Elétrico pode rondar os 2€;
- Adiesel gasta cerca de 7€;
- A gasolina cerca de 12€.
(*) 18 kWh/100km, considerando carregamento em casa durante o período de vazio.

MEIO AMBIENTE
Os veículos elétricos não introduzem qualquer impacto negativo no ambiente ao nível do funcionamento - apenas indiretamente, ao nível da produção de energia elétrica que é usada para o carregamento da bateria.
A este nível, quanto maior for o peso da geração de energia renovável no mix da produção, maior é o impacto positivo desta nova forma de mobilidade.
Em Portugal, o elevado peso da energia eólica e hídrica na geração e a expectativa de crescimento no uso de energia solar, potenciam ainda mais este impacto positivo.

CUSTOS DE MANUTENÇÃO
Os veículos 100% elétricos, quando comparados com um veículo a combustão, têm um custo de manutenção mais reduzido, uma vez que não utilizam lubrificantes, filtros ou correias de transmissão, para além de um número de km mais elevado entre revisões.
A arquitetura do motor elétrico não reúne a complexidade do motor a combustão e, desta forma, um elétrico apenas requer mudanças pontuais e muito específicas de condução, como questões hidráulicas muito simples.
REDE DE MOBILIDADE ELÉCTRICA
A Rede de Mobilidade Eléctrica é o conjunto integrado de pontos de carregamento para veículos eléctricos em espaços público e privado.
Na rede de Mobilidade Eléctrica intervêm as seguintes entidades:
01
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Desenvolvida por uma empresa pública, a MOBI.E, S.A., que assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros associados às operações da rede de mobilidade elétrica.
02
OPERAÇÃO DE PONTOS DE CARREGAMENTO
Corresponde à instalação, disponibilização, exploração e manutenção de pontos de carregamento de acesso público ou privativo, integrados na rede de mobilidade elétrica.
03
COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA
Corresponde ao fornecimento de energia elétrica aos utilizadores de veículos elétricos com a finalidade de carregamento das respetivas baterias nos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica.
TIPOS DE CARREGAMENTO
MODOS DE CARREGAMENTO

MODO 1
Conexão direta do veículo à rede
-
Tomada de corrente não dedicada
-
Cabo simples
-
Risco de sobreaquecimento

MODO 2
Conexão direta do veículo à rede
-
Tomada de corrente não dedicada
-
Cabo com dispositivo de comunicação e supervisão de carregamento

MODO 3
Conexão direta do veículo à rede
-
Tomada de corrente dedicada com monitorização de carga
-
Cabo dedicado

MODO 4
Conexão indireta do veículo à rede, através do carregador externo.
-
Tomada externa de corrente direta com monitorização de carga
-
Cabo dedicado
TEMPOS DE CARREGAMENTO

CARREGAMENTO ESTACIONÁRIO
Equipamentos de:
10 A 2,3 kW
Carregam entre:
15~50 km de autonomia em 1 hora.
CARREGAMENTO
REGULAR
Equipamentos de entre:
16~32 A 3,6~22 kW
Carregam entre:
75~150 km de autonomia em 1 hora.

CARREGAMENTO
MOMENTÂNEO
Equipamentos de entre:
125 A 50~150 kW
Carregam entre:
300~1000 km de autonomia em 1 hora.

TECNOLOGIA
Os veículos eléctricos dividem-se, de uma forma genérica, em três tecnologias:
01
100% ELÉTRICO
VEÍCULO ELÉTRICO (BEV)
Veículo com motor exclusivamente elétrico em que o carregamento das baterias é efetuado através da ligação à rede elétrica e através da redução da energia cinética nas travagens e desacelerações.

MOTOR ELÉTRICO
02
PLUG-IN HYBRID
VEÍCULO ELÉTRICO (PHEV)
Veículo com motor elétrico e carregamento igual ao veículo 100% elétrico, assim como um motor a combustão e depósito de combustível.

MOTOR DE COMBUSTÃO + MOTOR ELÉTRICO
03
RANGE EXTENDED
VEÍCULO ELÉTRICO (REX)
Veículo com motor elétrico e carregamento igual ao veículo 100% elétrico que incorpora um gerador a combustível (range extender) e respetivo depósito que possibilita o carregamento das baterias elétricas.

MOTOR ELÉTRICO
MARCAS COM VEÍCULOS ELÉTRICOS











































